Growth strategies and trends in the Office Space Market

  • Vicente de Arez Teixeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Estratégias de crescimento e uma compreensão das tendências do mercado são essenciais para qualquer empresa em crescimento. Nesta obra, o posicionamento do departamento de remodelação e renovação de escritórios do Grupo Teixeira Duarte no mercado de escritórios foi o objeto de estudo, bem como as atuais tendências de design de escritórios, fatores de valorização com o cliente e de renovação de contratos , de forma a desenvolver sugestões que permitam o crescimento financeiro do departamento. Para responder às perguntas da pesquisa, foram aplicadas três metodologias: revisão da literatura académica, análise de bancos de dados combinada com relatórios de agências imobiliárias e uma análise qualitativa de entrevistas com especialistas do setor. Os resultados permitiram perceber o impacto da pandemia no design de escritórios, as expetativas e a realidade económica dos mercados de escritórios em Lisboa e no Porto, bem como os fatores chave na renovação de contratos e a importância da Experiência, Competência Técnica, Preço e Identidade. Por fim, as recomendações foram apresentadas na forma de uma sugestão de mudança para uma abordagem centrada em “customer intimacy”, com foco na digitalização do espaço de trabalho e na identificação de oportunidades de negócios futuras.
Data do prémio21 out 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPeter Rajsingh (Supervisor)

Keywords

  • Escritório
  • Renovação
  • Design
  • Modas
  • Renovação de contratos
  • Fatores de assinatura de contratos

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'