Este trabalho pretende discutir o plano integrado de comunicação e marketing da marca Heineken em Portugal, depois da sua tomada de controlo de uma das grandes cervejeiras portuguesas em 2008. Através deste plano, a marca cresce de virtualmente desconhecida para uma posição de niche de mercado que lhe garantiu um forte crescimento em vendas e rentabilidade no mercado português em apenas 2 anos.O autor descreve a situação actual dos mercados cervejeiros internacional e nacional, dando especial atenção à Heineken (tanto internacional como nacionalmente). O caso descreve em maior pormenor a posição inicial da marca em Portugal no momento da aquisição, passando à descrição do plano e sua prática e resultados obtidos. Segue-se a revisão da literatura que tenta organizar de forma lógica o conhecimento científico existente nos campos de marketing e comportamento do consumidor que nos permite entender e discutir o caso em questão com maior profundidade. O trabalho termina com uma nota que pretende servir de guia aos alunos que pretendam apresentar e discutir o caso.
Data do prémio | 2011 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Fernando Nascimento (Supervisor) |
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Heineken Portugal: an international brand adding value in a mature market
Araújo, J. P. C. C. D. (Aluno). 2011
Tese do aluno