Higher or lower? Examining Germany's susceptibility to anchoring bias on the basis of cultural dimensions

• Jan Pesch (Aluno)

À medida que o ambiente intercultural nas organizações aumenta, também aumenta a importância de compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento humano. O facto de os enviesamentos cognitivos impedirem por vezes as pessoas de tomarem decisões racionais é amplamente conhecido. Certos preconceitos são particularmente importantes para os gestores, tanto para os evitar como para os utilizar em seu benefício. Por exemplo, a ancoragem pode orientar as negociações na direção desejada.A literatura mostrou que os preconceitos variam de cultura para cultura. No entanto, a compreensão da forma como as dimensões culturais preveem a suscetibilidade à ancoragem é ainda limitada. A literatura existente nesta área está sujeita à falácia ecológica de inferir o comportamento individual a partir de dados agregados. Em vez disso, esta dissertação é a primeira a medir cinco dimensões culturais a nível individual e a associá-las ao enviesamento de ancoragem através de dados primários.Este estudo, realizado na Alemanha com mais de 1,000 participantes, utilizou uma abordagem correlacional para mostrar que a suscetibilidade ao enviesamento da ancoragem pode aumentar com níveis mais elevados de distância ao poder e de evitamento da incerteza, bem como com níveis mais baixos de orientação a longo prazo. A Masculinidade e o Coletivismo também foram examinados, mas não revelaram efeitos significativos na Ancoragem. Os gestores podem utilizar estes conhecimentos para identificar a suscetibilidade da cultura à ancoragem e visar os mercados que exibem estes padrões para melhorar os preços, as estratégias de negociação, e as campanhas de marketing.
Data do prémio27 jun. 2023
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

• Hofstede
  • Tomada de decisões