História da música no ensino secundário
: conceção de um espaço em suporte digital como recurso didático

• Dânia Pinheiro Araújo (Aluno)

Na viragem para o século XX ocorreu uma expansão do campo de investigação em pedagogia da História da Música, existindo atualmente uma bibliografia internacional abrangente, que foca, entre outros assuntos, os conteúdos, as estratégias de ensino e atividades de aprendizagem, os materiais didáticos, assim como formas interativas e motivadoras de ensinar História da Música. Nesta perspetiva e tirando partido das potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o objetivo principal desta dissertação, de design metodológico de reflexão-ação, consiste em conceber um espaço em suporte digital como recurso didático para a disciplina de História da Cultura e das Artes, componente específica de História da Música. Destina-se à utilização por parte dos alunos dos Cursos de Instrumentista de Cordas e Tecla, de Sopro e Percussão, da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave). Para a sua concretização, foi utilizado como plataforma o CourseSites Blackboard. Considerando a importância da audição musical e a dificuldade em se compilar um conjunto de exemplos musicais relevantes, acompanhados das explicações necessárias para sua compreensão e posterior mobilização a outros contextos, o espaço digital contém uma abordagem aos principais géneros de música instrumental, tanto a solo como orquestral, cultivados no Barroco e no Classicismo. As explicações inerentes a cada género musical são acompanhadas de exemplos musicais representativos. Em suma, num momento em que se afirma a importância da inovação no ensino, por forma a responder aos desafios atuais, as potencialidades das TIC devem ser exploradas. Pretendem contribuir como recurso didático inovador, quando utilizadas de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem de uma determinada disciplina. Sendo assim, impõe-se cada vez mais, na sociedade do conhecimento e da informação, uma atualização constante dos professores a nível tecnológico, para além de científico e pedagógico.
Data do prémio24 jul. 2015
SupervisorSofia Lourenço (Supervisor) & António Andrade (Co-Orientador)

• Mestrado em Ensino da Música