História (de vida) em três momentos em diálogo com as memórias

• Luísa Maria Montes Oliveira (Aluno)

O relato apresentado tem como objetivo uma reflexão sobre os três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional. Entrada na Profissão com início no ano de 1981. Inserção no grupo nas várias escolas onde lecionei (uma por ano letivo), ausência de trabalho colaborativo e de orientação da prática profissional, marca o primeiro momento. Num segundo momento o relato incide sobre a Profissionalização em Serviço, oito anos após a entrada na profissão, através da Universidade Aberta, vocacionada para exercer o ensino a distância, dirigido a populações adultas em regime de autoaprendizagem, sem aulas presenciais e utilizando meios didáticos escritos e mediatizados. Como professora do quadro com nomeação provisória, estive dispensada da realização da componente projeto de formação e ação pedagógica /componente de prática pedagógica supervisionada, uma vez que, possuía seis anos de bom e efetivo serviço docente, prestado como portadora de habilitação própria, para a situação de docência em que me encontrava. A Integração na Carreira/data de obtenção de qualificação profissional – agosto/1990 corresponde ao terceiro momento. Tempo de serviço na data da integração: oito anos e dez meses. Todo o percurso profissional esteve marcado pela ausência da supervisão formal e sistemática ao serviço do desenvolvimento e de ensino /aprendizagem.
Data do prémioset. 2012
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

• Mestrado em Ciências da Educação