Hobbes e a liberdade moderna liberdade e despolitização na filosofia política e moral de Thomas Hobbes

• Francisco Carmo Garcia (Aluno)

Thomas Hobbes é considerado justamente como uma das figuras decisivas da história da filosofia política moderna. Entre as suas variadas contribuições encontramos o seu entendimento da liberdade, como «ausência de impedimentos externos ao movimento». Esta proposta hobbesiana tem sido devidamente estudada ao longo das últimas décadas, e não é raro verificarmos comparações entre a sua liberdade corpórea e os entendimentos hodiernosda «liberdade negativa». Neste trabalho pomos em marcha uma tentativa de enquadrar a proposta hobbesiana de liberdade no próprio processo de desenvolvimento de umentendimento peculiarmente moderno da liberdade, na senda de Benjamin Constant. Será quepodemos ver, em Hobbes, os sinais daquela que seria a «liberdade dos modernos»? Vamosver a forma como a crítica de Hobbes ao livre-arbítrio e à liberdade política (republicana) vaiconstituir um marco relevantíssimo na história das ideias.Mas também pretendemos mostrar que o entendimento hobbesiano da liberdade foi acompanhado simultaneamente por um trabalho de despolitização, i.e. de neutralização da acção e da palavra do cidadão enquanto figura predominante da vida cívica. Se a «liberdade dos modernos» vai centrar-se essencialmente no domínio privado da existência humana, então a liberdade hobbesiana vai encontrar-se ao lado de uma crítica da dignidade e valor da vita activa e da figura do cidadão. Hobbes será um dos grandes críticos da ideia clássica da cidadania, e neste trabalho revisitamos esta crítica. Colocaremos o inglês vis-à-vis Aristóteles e Cícero: ou seja, este trabalho atira o polémico Hobbes para o meio da querela entre os Antigos e os Modernos. Dessa forma tornar-se-á mais claro e perceptível o papel de Hobbes como grande filósofo dos tempos modernos, e esperamos que o leitor possa compreender a forma como o filósofo de Malmesbury foi determinante para tantas e importantes questões que nos colocamos ainda hoje.
Data do prémio11 jan 2022
SupervisorMiguel Morgado (Supervisor)