Homens "herbívoros" no Japão
: um estereótipo da geração Heisei

  • Leonor dos Santos Antunes Domingues Lopes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nesta dissertação é abordado o tópico dos homens “herbívoros” no Japão atendendo aoclima social e económico do país durante a segunda metade do século XX. O principalobjectivo deste estudo é compreender as questões geracionais e de género que estefenómeno social levanta. Para tal, a partir de um artigo publicado pelo jornal YomiuriShinbun em 2009, é feito o processo de desconstrução do estereótipo dos homens“herbívoros”. São desta forma analisados os factores sociais, económicos e tecnológicosque estão por trás das mudanças de valores e estilos de vida das gerações jovens nas quaisse insere este grupo social. Adicionalmente, é estudada a criação visual do homem“herbívoro” e a sua representação a nível comportamental. Por fim, é feita uma recolha eanálise a várias publicações em plataformas online, em formato de vídeo, artigos epublicações em blogs pessoais, de forma a compreender a variedade do discurso que seobserva nestes meios. O que se verifica com esta investigação é que, embora exista umestereótipo vincado deste grupo social devido a um conflito geracional, existe por outrolado um interesse e uma tentativa de compreensão por parte dos jovens que está presenteno conteúdo online analisado.
Data do prémio12 mar. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorElisabetta Colla (Supervisor)

Keywords

  • Homens “herbívoros”
  • Geração Heisei
  • Masculinidade
  • Estereótipo

Designação

  • Mestrado em Estudos Asiáticos

Citação

'