How can portfolio attract people on airport retail environment?

  • Joana dos Santos Ramos Tição (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Estar presente no ambiente do retalho aeroportuários força as empresas a adaptar a sua estratégia com base nas particularidades desta industria. Aqui existem características muito distintas, tais como os horários e a cultura dos consumidores. A Portfolio é o maior espaço de retalho dentro da área restrita do Aeroporto Internacional de Lisboa. Com mais de 400 m2 esta loja oferece uma seleção dos melhores produtos portugueses das mais variadas industrias. A loja costumava estar isolada em frente à saída das Lojas Francas de Portugal, sendo assim, uma das primeiras lojas que os consumidores viam após passar o ponto de segurança do aeroporto. Em Julho de 2013, com a abertura a nova zona comercial, a Portfolio ficou rodeada por concorrentes internacionais. Para além de novos consumidores a passar pela loja, a nova área comercial não deu à Portfolio o lucro esperado. Estava na altura de definir o próximo passo. Haviam duas opções a considerar, desenvolver uma estratégia de comunicação complementada por melhoramentos na loja ou apostar em compras por impulso, de modo a atrair mais passageiros e aumentar o número de tickets.
Data do prémio2015
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Alexandre Gonçalves Marcos (Supervisor)

Keywords

  • Retalho aeroportuário
  • Aeroporto Internacional de Lisboa
  • Estratégia de comunicação
  • Compras por impulso

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'