Atualmente, vivemos numa era de consumidores conscientes, na qual as pessoas estão mais que nunca a refletir sobre as suas escolhas antes de fazerem uma compra. É dada importância a um estilo de vida saudável e opções que contribuam para o bem do planeta, no entanto, será que já estão a ser considerados os benefícios de produtos cruelty-free? Apesar do potencial decrescimento nos próximos anos e um mercado a valer milhares de milhões, a grande parte das marcas mais conhecidas na indústria ainda necessitam de se adaptar a esta forma de produção consciente. Esta pesquisa pretende investigar como a presença de logótipos cruelty-free na embalagem de um produto influencia a imagem da marca, analisando também o efeito de atitudes em relação a produtos verdes e conhecimento de cruelty-free dos consumidores. Durante o decorrer da investigação foram criados três estímulos fundamentados pelos resultados de um Pré-Questionário online. Os estímulos eram caracterizados por não ter logótipo, logótipo cruelty-free certificado ou, logótipo cruelty-free não certificado.Subsequentemente, os mesmos foram utilizados num Questionário Online e distribuídos aleatoriamente pelos inquiridos. Os resultados revelaram que a presença de logótipo cruelty-free contribui para um aumento positivo da imagem da marca. Foi identificado impacto do conhecimento de cruelty-free na imagem da marca, no entanto, nenhuma hipótese foi confirmada. Quanto a atitudes em relação a produtos verdes, nenhuma hipótese foi confirmada.Esta investigação pretende contribuir para a escassez de conhecimento na literatura em relação a produtos cruelty-free e imagem da marca, deixando ainda espaço para futuras investigações.
| Data do prémio | 25 jan. 2022 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Paulo Romeiro (Supervisor) |
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- Logótipos cruelty-free
- Logótipos certificados
- Logótipos não certificados
- Produtos verdes
- Conhecimento de cruelty-free
- Imagem da marca
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
How cruelty-free logos impact brand image: the moderating effect of consumer attitudes and consumer knowledge
Paderne, D. R. (Aluno). 25 jan. 2022
Tese do aluno: Dissertação de mestrado