How cruelty-free logos impact brand image
: the moderating effect of consumer attitudes and consumer knowledge

  • Daniela Rosa Paderne (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

Atualmente, vivemos numa era de consumidores conscientes, na qual as pessoas estão mais que nunca a refletir sobre as suas escolhas antes de fazerem uma compra. É dada importância a um estilo de vida saudável e opções que contribuam para o bem do planeta, no entanto, será que já estão a ser considerados os benefícios de produtos cruelty-free? Apesar do potencial decrescimento nos próximos anos e um mercado a valer milhares de milhões, a grande parte das marcas mais conhecidas na indústria ainda necessitam de se adaptar a esta forma de produção consciente. Esta pesquisa pretende investigar como a presença de logótipos cruelty-free na embalagem de um produto influencia a imagem da marca, analisando também o efeito de atitudes em relação a produtos verdes e conhecimento de cruelty-free dos consumidores. Durante o decorrer da investigação foram criados três estímulos fundamentados pelos resultados de um Pré-Questionário online. Os estímulos eram caracterizados por não ter logótipo, logótipo cruelty-free certificado ou, logótipo cruelty-free não certificado.Subsequentemente, os mesmos foram utilizados num Questionário Online e distribuídos aleatoriamente pelos inquiridos. Os resultados revelaram que a presença de logótipo cruelty-free contribui para um aumento positivo da imagem da marca. Foi identificado impacto do conhecimento de cruelty-free na imagem da marca, no entanto, nenhuma hipótese foi confirmada. Quanto a atitudes em relação a produtos verdes, nenhuma hipótese foi confirmada.Esta investigação pretende contribuir para a escassez de conhecimento na literatura em relação a produtos cruelty-free e imagem da marca, deixando ainda espaço para futuras investigações.
Data do prémio25 jan. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)

Keywords

  • Logótipos cruelty-free
  • Logótipos certificados
  • Logótipos não certificados
  • Produtos verdes
  • Conhecimento de cruelty-free
  • Imagem da marca

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'