How do ESG ratings impact the cost of debt?
: a study on european firms

• Afonso de Sousa Gomes Casqueiro Murta (Aluno)

A sustentabilidade é um tema inevitável do século XXI, e vários estudos já exploraram os benefícios económicos de práticas sustentáveis. Esta dissertação explora a relação entre a avaliação de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) de empresas europeias e o seu custo da dívida – uma relação que se supõe ser negativa. Ao usar análise de regressão múltipla, incluindo parâmetros de controlo de características da empresa, de ano e sector económico, esta dissertação identifica uma relação possivelmente quadrática côncava. As variáveis preditivas são desfasadas de um período, para corrigir eventuais problemas de endogeneidade. Na amostra global, verifica-se uma relação positiva entre as variáveis, mas, ao subdividir a amostra em quintis da distribuição da avaliação ESG, verifica-se uma relação negativa nos quintis superiores. Três conclusões decorrem desta dissertação: (1) as empresas no top 20% de avaliação ESG têm um custo da dívida médio e mediano estatisticamente inferiores ao dos 20% inferiores; (2) em média, os quintis superiores mostram uma relação negativa entre o custo da dívida e a avaliação ESG; e (3) os coeficientes da avaliação ESG ao quadrado são todos significativos, confirmando uma relação quadrática côncava significativa entre o custo da dívida e a avaliação ESG. Estes resultados, apesar de economicamente modestos, revelam uma vantagem adicional para as empresas que operam de maneira sustentável, além de razões éticas ou outros benefícios económicos previamente estudados.
Data do prémio28 jun. 2021
SupervisorLei Zhao (Supervisor)