How do Impact Venture Capital firms evaluate social and ecological impact during the screening process of start-ups?

• Jonas Benedikt Strunk (Aluno)

O empreendedorismo social e o investimento de impacto estão em crescimento e o Capital de Risco de Impacto (VC de Impacto) estabeleceu-se como um modelo de investimento relevante para financiar empreendimentos sociais e ambientais. Em contraste com os fundos tradicionais de capital de risco, que têm princípios de funcionamento bem estabelecidos e, consequentemente, os empreendedores sabem quais os critérios de selecção a esperar, a forma como os VC de Impacto seleccionam os negócios a investir e fornecem financiamento é menos clara, tanto para os investigadores como para os empreendedores que procuram financiamento. O objectivo desta tese é o de gerar conhecimentos práticos sobre a forma como os VC de Impacto avaliam o impacto de uma empresa, em que medida isto influencia a decisão de financiamento e como as ferramentas ou modelos são utilizadas para avaliar o impacto de uma empresa. Para esta investigação, foram realizadas entrevistas a 15 gestores de fundos de capital de risco de toda a Europa, analizando-se os dados através de metodologias qualitativas. Os resultados indicam que não há nenhuma forma standard de avaliar investimentos e medir o impacto nos VC de Impacto. Uma abordagem comum é a utilização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em combinação com um requisito mínimo de impacto, bem como uma clara Teoria da Mudança. Estudos futuros sobre o desenvolvimento de ferramentas e modelos de selecção apropriados poderão criar valor acrescentado tanto para os empreendimentos de impacto como para os investidores de impacto.
Data do prémio29 abr. 2021
SupervisorFilipe Santos (Supervisor)

• Capital de risco de impacto
  • Capital de risco filantrópico