A pandemia chamou a atenção global para uma prática que tem sido estudada ao longo dos últimos anos, designada Comércio Eletrónico. Este fenómeno online tornou-se mais relevante na última década e espera-se que assim permaneça por um longo período de tempo. Mudou o dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo e levou ao sucesso e reestruturação de algumas empresas tecnológicas, bem como, à falência de outras. No entanto, apesar da generalização das compras online, ainda existe uma parte da população que parece resistir a esta prática. Esta tese irá identificar e explorar as características individuais e culturais que motivam ou desincentivam os consumidores a comprar online. Porque razões algumas pessoas se adaptam e outras resistem a esta nova forma de comércio? Os resultados mostraram que a idade, o nível de escolaridade e o salário têm impactos significativos na adesão a comprar online. Além disso, os consumidores que passam mais tempo na Internet e possuem um computador ou um tablet têm maior probabilidade de ser aliciados pelo Comércio Eletrônico. A Cultura e a Orientação Política têm também efeitos positivos na propensão para fazer compras online, nomeadamente: o Individualismo e a Orientação Política Liberal.
Data do prémio | 3 fev. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Daniel Fernandes (Supervisor) |
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- Comércio eletrónico
- Perceções
- Hábitos
- Compras online
- Distância de poder
- Individualismo
- Prevenção de incerteza
- Orientação para longa distância
- Liberalismo
- Conservadorismo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
How do individual and cultural characteristics influence the propensity to shop online?
Grosso, I. B. L. D. M. (Aluno). 3 fev. 2022
Tese do aluno