How do individual and cultural characteristics influence the propensity to shop online?

  • Inês Barata Lameira de Morgadinho Grosso (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A pandemia chamou a atenção global para uma prática que tem sido estudada ao longo dos últimos anos, designada Comércio Eletrónico. Este fenómeno online tornou-se mais relevante na última década e espera-se que assim permaneça por um longo período de tempo. Mudou o dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo e levou ao sucesso e reestruturação de algumas empresas tecnológicas, bem como, à falência de outras. No entanto, apesar da generalização das compras online, ainda existe uma parte da população que parece resistir a esta prática. Esta tese irá identificar e explorar as características individuais e culturais que motivam ou desincentivam os consumidores a comprar online. Porque razões algumas pessoas se adaptam e outras resistem a esta nova forma de comércio? Os resultados mostraram que a idade, o nível de escolaridade e o salário têm impactos significativos na adesão a comprar online. Além disso, os consumidores que passam mais tempo na Internet e possuem um computador ou um tablet têm maior probabilidade de ser aliciados pelo Comércio Eletrônico. A Cultura e a Orientação Política têm também efeitos positivos na propensão para fazer compras online, nomeadamente: o Individualismo e a Orientação Política Liberal.
Data do prémio3 fev. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • Comércio eletrónico
  • Perceções
  • Hábitos
  • Compras online
  • Distância de poder
  • Individualismo
  • Prevenção de incerteza
  • Orientação para longa distância
  • Liberalismo
  • Conservadorismo

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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