How do quality improvement, lean practices, knowledge management and digitalization in the healthcare industry affect patient satisfaction?

  • Clara Isabel Fernandes Campos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A crescente relevância atribuída à satisfação do paciente em instituições de saúde ao longo dos últimos anos suscita uma considerável reflexão sobre as estratégias implementadas para alcançar tal propósito. A convergência das filosofias Lean e da digitalização emerge como um meio promissor para promover um aumento sustentável na satisfação do paciente. Neste contexto, a presente dissertação visa minuciosamente analisar o impacto da implementação dos princípios Lean e da digitalização nos Centros de Saúde portugueses sobre a satisfação dos pacientes. Apesar da extensa análise dedicada à metodologia Lean nas instituições de saúde portuguesas, há uma notável carência de informações acerca da implementação da digitalização nestes contextos e de seu impacto na experiência do paciente. Este estudo, portanto, almeja preencher essa lacuna, proporcionando uma contribuição significativa para pesquisas futuras, mediante a exploração dos benefícios, desvantagens e obstáculos subjacentes à adoção da digitalização nos centros de saúde. No intuito de atingir este objetivo, concebeu-se um questionário como instrumento fundamental para a presente pesquisa. Este instrumento engloba questões estrategicamente formuladas para sondar as perceções dos utentes dos Centros de Saúde em relação aos tópicos abordados. Através desta abordagem, busca-se discernir as vantagens e desvantagens preeminentes dessas implementações, bem como identificar grupos demográficos que reagem de forma mais favorável ou desfavorável a tais transformações."
Data do prémio12 jul. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAydin Teymourifar (Supervisor)

Keywords

  • Lean thinking
  • Gestão de saúde
  • Digitalização na saúde
  • Satistação do paciente
  • Gestão de instalações

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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