A crescente relevância atribuída à satisfação do paciente em instituições de saúde ao longo dos últimos anos suscita uma considerável reflexão sobre as estratégias implementadas para alcançar tal propósito. A convergência das filosofias Lean e da digitalização emerge como um meio promissor para promover um aumento sustentável na satisfação do paciente. Neste contexto, a presente dissertação visa minuciosamente analisar o impacto da implementação dos princípios Lean e da digitalização nos Centros de Saúde portugueses sobre a satisfação dos pacientes. Apesar da extensa análise dedicada à metodologia Lean nas instituições de saúde portuguesas, há uma notável carência de informações acerca da implementação da digitalização nestes contextos e de seu impacto na experiência do paciente. Este estudo, portanto, almeja preencher essa lacuna, proporcionando uma contribuição significativa para pesquisas futuras, mediante a exploração dos benefícios, desvantagens e obstáculos subjacentes à adoção da digitalização nos centros de saúde. No intuito de atingir este objetivo, concebeu-se um questionário como instrumento fundamental para a presente pesquisa. Este instrumento engloba questões estrategicamente formuladas para sondar as perceções dos utentes dos Centros de Saúde em relação aos tópicos abordados. Através desta abordagem, busca-se discernir as vantagens e desvantagens preeminentes dessas implementações, bem como identificar grupos demográficos que reagem de forma mais favorável ou desfavorável a tais transformações."
Data do prémio | 12 jul. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Aydin Teymourifar (Supervisor) |
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- Lean thinking
- Gestão de saúde
- Digitalização na saúde
- Satistação do paciente
- Gestão de instalações
How do quality improvement, lean practices, knowledge management and digitalization in the healthcare industry affect patient satisfaction?
Campos, C. I. F. (Aluno). 12 jul. 2024
Tese do aluno