How do stocks react to the announcement of green bond issuances?

Título traduzido da tese: Como as ações reagem ao anúncio de emissões de títulos verdes?
  • Ádám György Orémusz (Aluno)

A presente tese explora o impacto do anúncio de emissões de obrigações verdes nos preços das ações na Europa. O estudo encontra-se estruturado em torno de duas questões principais. Primeiro, estuda a influência dos anúncios de emissões de obrigações verdes nos movimentos do mercado de ações, em comparação com os de obrigações tradicionais. De seguida, identifica as características das empresas e obrigações que afetam a resposta do mercado. A metodologia utilizada na análise empírica recorre ao estudo de eventos, a uma regressão linear múltipla, e à análise de diferença-das-diferenças. Os resultados indicam um retorno anormal cumulativo (CAR) positivo e significativo de 0,179% ao longo de uma janela de evento de 21 dias em torno dos anúncios de emissão de obrigações verdes, contrastando um retorno negativo de 0,391% para os anúncios de obrigações tradicionais ao longo de uma janela de 11 dias. Utilizando uma regressão linear múltipla, identifico uma relação positiva e significativa entre a característica "verde" de obrigações e o seu CAR. Ao realizar uma análise de diferença-das-diferenças, não foram encontradas evidências de uma relação positiva entre o retorno anormal cumulativo e a característica "verde". No geral, os meus resultados sugerem que os investidores valorizam o compromisso das empresas com investimentos sustentáveis.
Data do prémio26 jan. 2024
SupervisorZoe Venter (Supervisor)