A fim de maximizar o seu valor económico, as empresas precisam de adaptar o seu modelo de negócio ao desenvolvimento de certas tecnologias. Na era Web 3.0, a tecnologia blockchain e as suas possibilidades e riscos, consequência de aplicações descentralizadas e moedas digitais, têm um papel importante no desenvolvimento tecnológico atual. Portanto, é da maior importância entender como esta tecnologia pode ser utilizada para melhorar as atividades das empresas. Esta dissertação tem como objetivo entender como é que as empresas utilizam a tecnologia blockchain de forma a obter valor económico. Para tal, a seguinte pergunta de investigação será analisada: Como é que a Web 3.0, Blockchain e empresas baseadas em tokens criam e obtêm valor? Para responder a esta pergunta, recorreu-se a literatura sobre blockchaine modelos de negócio, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Este estudo analisa áreas ou problemas de empresas, para os quais é possível encontrar uma solução através da implementação ou ajuda da tecnologia blockchain de modo a gerar ou otimizar valor económico. Assim sendo, e para além da literatura, foi analisada a informação obtida através de entrevistas semiestruturadas com quatro especialistas, fundadores e funcionários do espaço blockchain alemão. Este estudo demonstra que esta tecnologia tem atualmente bastante utilidade no setor financeiro e na gestão de cadeia logística onde, numa relação B2B o valor é criado através da oferta de um serviço baseado em rede blockchain para melhorar a segurança e transparência, sendo que o valor é maioritariamente obtido através das taxas cobradas por esse serviço.
Data do prémio | 1 fev. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | René Bohnsack (Supervisor) & Arash Rezazadeh (Co-Orientador) |
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- Blockchain
- Web 3.0
- Tipos de tokens
- Modelos de negócios
- Padrões de modelos de negócios
How do Web 3.0, blockchain- and token-based businesses create and capture value?
Mehrens, L. N. (Aluno). 1 fev. 2023
Tese do aluno