How does the introduction of IFRS 17 impact the measurement of non-life insurance contracts? A case study

• Daniela Paiva do Nascimento (Aluno)

O novo normativo contabilístico para contratos de seguro, IFRS 17, ira-se tornar efetivo para períodos a iniciar ou posteriores a 1 de janeiro de 2023. O objetivo desta dissertação é perceber e avaliar os impactos da introdução deste novo normativo no setor de seguros não-vida. Este setor irá aplicar maioritariamente a abordagem de imputação dos prémios. De que forma é que a introdução de uma taxa de desconto na mensuração dos passivos de contratos de seguro impacta o total dos passivos apresentados no balanço? E os resultados da entidade? Qual é a relação entre o ajustamento de risco (AR) (IFRS 17) e a provisão implícita para o risco (IFRS 4)? Qual é o impacto da introdução de um ajustamento de risco nas demonstrações financeiras? A pesquisa desenvolvida tem não só um caráter exploratório, mas também descritivo. A metodologia adotada foi o caso de estudo. Os resultados obtidos revelam que a introdução de uma taxa de desconto leva a um aumento dos passivos e consequentemente a uma diminuição do capital próprio e dos resultados divulgados. Relativamente à relação entre as duas variáveis, é possível concluir que quando o ajustamento de risco é superior à provisão implícita para o risco, é esperado que os passivos sejam superiores. No entanto, no que diz respeito aos resultados é esperado que estes estejam em linha com a prática atual. Se o cenário contrário ocorrer, o AR é inferior à provisão implícita para o risco, os efeitos obtidos foram o simétrico dos obtidos anteriormente com exceção dos resultados, que é esperado que diminuam neste cenário. Por último, relativamente à introdução do AR , os efeitos obtidos revelam que os passivos aumentaram e que os resultados seguiram a mesma tendência. Os impactos da introdução da IFRS 17 irão depender das práticas que são atualmente utilizadas pelas empresas. Por essa razão, é esperado que os impactos sejam diferentes de entidade para entidade.
Data do prémio11 jul 2022
SupervisorPaulo Alves (Supervisor)