How does uncertainty affect stock markets?

• João Pedro Calvo Matos (Aluno)

Esta dissertação procura avaliar o impacto da incerteza nos mercados de ações em diferentes países e respetivos grupos geográficos e económicos. Para esta análise, construí um índice medidor de incerteza para 36 países da OCDE, com base na frequência de pesquisas na Internet – foram selecionadas e traduzidas para a respetiva língua de cada país 100 expressões-chave que captam um vasto leque de tópicos entre o período de janeiro de 2005 e dezembro de 2020. O índice criado aumenta tanto em acontecimentos de carácter internacional, bem como em eventos mais específicos de cada país. As conclusões sugerem também que, em geral, o índice criado tem capacidade de prever flutuações futuras em preços das ações, nomeadamente durante períodos de medo generalizado e incerteza entre os países. Em geral, os modelos propostos apresentam resultados que melhor explicam a movimento dos preços das ações em economias emergentes do que em economias consideradas mais avançadas.
Data do prémio28 abr 2021
SupervisorEva Schliephake (Supervisor)