Este estudo visa alcançar uma melhor compreensão dos investidores chineses no programa Português Golden Visa, a chamada ARI (Autorização de Residência para Atividade de Investimento). Para além da ARI, existem dois outros programas de “residência por investimento” que são muito semelhantes a este último: o espanhol e o grego Golden Visa. A contrapartida grega da ARI é conhecida por ser a forma menos dispendiosa de entrar na União Europeia. Mesmo com preços que duplicam os gregos, o ARI ainda atrai tantos investidores chineses como o Visto de Ouro grego. Como se desenvolveu esta dinâmica e quais são os factores que garantem o sucesso da ARI em relação aos investidores chineses? Quando se fala de residência para programas de investimento, há também muitoscríticos em Portugal e em toda a União Europeia, já que a ARI oferece aos candidatos a possibilidade de viajar livremente em todo o espaço Schengen. Os países devem ser autorizados a ceder a sua residência por dinheiro ou isso implica riscos de segurança para o país receptor e para toda a União Europeia? Estes pontos devem ser analisados e tidos em consideração na perspectiva de como a atractividade da ARI poderá desenvolver-se após a crise sanitária. Ainda mais importante parece ser o impacto das mudanças que estão planeadas para serem introduzidas no Visto de Ouro Português, as quais podem reduzir muito o número de candidatos ao ARI. Estas medidas e os seus efeitos também serão discutidos e sustentados por inquéritos a quatro investidores chineses para o Visto de Ouro.
Data do prémio | 23 jan. 2023 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Jorge Santos Alves (Supervisor) |
---|
- Investimento chinês
- ARI
- Golden Visa
- Espanha
- Grécia
- Portugal
- Investimento individual
- Investidor chinês
- IDE
- Residência por investimento
- COVID-19
- Imobiliário
- Empreendedorismo
- Mestrado em Estudos Asiáticos
How gold is the Golden Visa for the Chinese? the Chinese investment in the Ari program in Portugal: 2012 to 2021
Schacherer, K. S. (Aluno). 23 jan. 2023
Tese do aluno