How influential is the black sea in russo-turkish relations?

• Emmanuel Carneiro (Aluno)

Nos últimos anos, a República da Turquia tem recorrido cada vez mais ao uso da força na prossecução dos seus interesses nacionais no palco internacional. Neste contexto, a interação de Ancara com a Federação Russa em vários cenários estratégicos tem sido perceptível à medida que os dois países se têm vindo a aproximar. Sendo a Turquia um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, no entanto, laços russo-turcos mais profundos têm sido um tema de grande preocupação para os líderes europeus e norte-americanos. Simultaneamente, o Mar Negro - onde a Turquia e a Rússia se encontram - tem sido um cenário de crescentes esforços de militarização, apesar da atenção relativamente baixa que tem recebido desde a integração russa da Península da Crimeia em 2014. Neste contexto, esta dissertação visa não só compreender o que está em jogo no Mar Negro de forma geopolítica e geoestratégica, mas também esclarecer como a relação russo-turca evoluiu ao seu estado atual. Nesse sentido, a questão de pesquisa presente no título visa compreender a relação entre a dinâmica do Mar Negro e os laços entre Moscovo e Ancara. Essencialmente, argumenta-se que a região do Mar Negro representa uma chave fundamental para a compreensão da relação em questão, uma vez que o valor estratégico do Mar tem um efeito profundo na mentalidade geopolítica de ambos os países.
Data do prémio8 nov 2021
SupervisorFrancisco Proença Garcia (Supervisor)

• Rússia
  • Turquia