How many is too many? Exploring the impact of number of eco labels on sustainability perception and willingness to buy textile goods

  • Divine Gertzen (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os estudos sobre gestão ambiental centram-se cada vez mais no papel que os rótulos ecológicos desempenham no setor têxtil em ajudar os clientes a tomar decisões sobre as suas compras. Este estudo visava contribuir para a literatura existente, analisando a seguinte questão da investigação: Qual a quantidade ideal de rótulos ecológicos para aumentar a percepção de sustentabilidade e a intenção de compra? A confiança, a sobrecarga de informação, o cepticismo dos consumidores e a preocupação ambiental foram investigados para compreender o seu impacto sobre a intenção de compra e a percepção de sustentabilidade dos consumidores. Os resultados deste estudo (N =533) destacaram um papel significativo da sobrecarga de informação sobre a percepção da sustentabilidade e da intenção de compra. O número ideal de rótulos não pôde ser estabelecido, por mais que a multiplicidade tivesse um efeito direto sobre a intenção de compra. Este estudo também revelou um efeito positivo dos rótulos ecológicos sobre a percepção da sustentabilidade. Contudo, também tiveram uma influência negativa na sobrecarga de informação, o que teve um impacto sobre a intenção de compra. Outras contribuições académicas, bem como implicações práticas para as empresas e decisores políticos emergem, tais como a criação e unificação de diretrizes comuns de reivindicações ambientais a nível da União Europeia ou mesmo transnacional.
Data do prémio16 nov. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIan James Scott (Supervisor) & Filipa de Almeida (Co-Orientador)

Keywords

  • Rótulos sustentáveis/Rótulos de sustentabilidade
  • Perceção de sustentabilidade
  • Intenção de compra
  • Sobrecarga de informação
  • Confiança
  • Preocupação ambiental

Designação

  • Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia

Citação

'