Nos últimos 10 anos, a digitalização tem sido um dos motores de encerramento da rede de sucursais bancárias alemãs. O aparecimento de bancos online representou um modelo de negócios inovador para beneficiar destes desenvolvimentos. Os bancos tradicionais reagiram a este aparecimentoinvestindo nas suas próprias plataformas online. Hoje em dia, os bancos e a banca online tornaram se uma parte importante do sistema bancário alemão. A influência desta dinâmica reflecte-se também na procura por parte dos clientes. A agência bancária tradicional como balcão único parece antiquada, a frequência de visitantes está a diminuir, e cada vez mais clientes exigem a capacidade de realizar as suas transacções bancárias em qualquer altura e em qualquer lugar através de vários canais digitais. O presente estudo tenta dar uma resposta à questão de como a banca online irá afectar a rede de sucursais alemã no futuro. Com este intuito, foi combinada uma avaliação dos dados históricos sobre o número de sucursais com uma análise de tendências baseada em vários inquéritos e estudos. Para fornecer uma previsão fiável do desenvolvimento futuro da rede de sucursais, foi desenvolvido um modelo de mercado com o apoio de especialistas. Os resultados mostram que se pode esperar uma redução para metade da rede de sucursais até 2030. Uma análise de cenários subsequente mostrou que o modelo de negócio das próprias sucursais também irá mudar. Estima-se que os centros de aconselhamento e os pequenos locais chamados de ‘estilo de vida’ substituam o modelo de negócios tradicional a longo prazo.
Data do prémio | 12 out. 2020 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | André de Almeida Pinho (Supervisor) |
---|
- FinTechs
- Banco online
- Sistema bancário alemão
- Banco de retalho
- Rede de agências bancárias
- Agência bancária
- Bancos online
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
How online banking will shape the future of the german banking branch infrastructure
Niehues, F. (Aluno). 12 out. 2020
Tese do aluno