How stakeholder salience influences the sustainability strategy of companies in the aviation sector

  • Moritz Jonas Franzen (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo desta dissertação é perceber como é que os stakeholders influenciam as estratégias de sustentabilidade de uma empresa e como exercem essa influência. Baseado na literatura sobre stakeholder theory e sustentabilidade foi analisado como é que os stakeholders influenciam a sustentabilidade no setor da aviação. O meu estudo qualitativo e comparativo, permitiu identificar três diferentes grupos baseados nas seguintes características: i) fabricantes,ii) companhias aéreas premium and iii) companhias aéreas low-cost. Para cada um dos grupos, a influência dos stakeholders é moldada pelos seguintes fatores: modelo de negócios, proposta de valor e padrões culturais nos quais a empresa está a operar. A natureza da pressão dos stakeholders leva as empresas a priorizar variáveis económicas e ambientais nas suas estratégias sustentáveis. Assim, esta dissertação providencia resposta a como identificar a saliência nos stakeholders e como os mesmos influenciam o comportamento sustentável organizacional e assim conectar estas áreas de investigação.
Data do prémio4 fev. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorTommaso Ramus (Supervisor)

Keywords

  • Sustentabilidade
  • Gestão de stakeholders
  • Expectativas de stakeholders
  • Saliência dos stakeholders
  • Aviação
  • Indústria da aviação
  • Caso de estudo comparativo
  • Pesquisa qualitativa

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'