O objetivo desta dissertação é perceber como é que os stakeholders influenciam as estratégias de sustentabilidade de uma empresa e como exercem essa influência. Baseado na literatura sobre stakeholder theory e sustentabilidade foi analisado como é que os stakeholders influenciam a sustentabilidade no setor da aviação. O meu estudo qualitativo e comparativo, permitiu identificar três diferentes grupos baseados nas seguintes características: i) fabricantes,ii) companhias aéreas premium and iii) companhias aéreas low-cost. Para cada um dos grupos, a influência dos stakeholders é moldada pelos seguintes fatores: modelo de negócios, proposta de valor e padrões culturais nos quais a empresa está a operar. A natureza da pressão dos stakeholders leva as empresas a priorizar variáveis económicas e ambientais nas suas estratégias sustentáveis. Assim, esta dissertação providencia resposta a como identificar a saliência nos stakeholders e como os mesmos influenciam o comportamento sustentável organizacional e assim conectar estas áreas de investigação.
Data do prémio | 4 fev. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Tommaso Ramus (Supervisor) |
---|
- Sustentabilidade
- Gestão de stakeholders
- Expectativas de stakeholders
- Saliência dos stakeholders
- Aviação
- Indústria da aviação
- Caso de estudo comparativo
- Pesquisa qualitativa
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
How stakeholder salience influences the sustainability strategy of companies in the aviation sector
Franzen, M. J. (Aluno). 4 fev. 2022
Tese do aluno