How to change the brand perception of an industrial brand? The case study of Frezite

• Demira Plamenova Petrova (Aluno)

À medida que as tecnologias e os segmentos de clientes evoluem, muitas marcas sentem a necessidade de fazer algo para acompanharem estes avanços, e manterem uma perceção favorável da sua marca. O Grupo Frezite, uma marca que existe desde 1978, identificou um declínio na sua identidade e arquitetura de marca, e em colaboração com a agência de consultoria de marca Mojobrands, realizou o seu processo de rebranding. A presente tese, tem como principal objetivo detalhar o procedimento seguido pela Mojobrands ao longo do processo de rebranding da Frezite Group, com a finalidade de alterar a perceção da marca. A fim de pormenorizar este percurso, foi elaborado um estudo de caso baseado na pesquisa de dados secundários. Nestes dados constam informações internas e externas, compostas por: apresentações internas, propostas, relatórios e análises feitas por Mojobrands, notícias, relatórios e informações encontradas nos websites das diferentes marcas do Grupo Frezite. Posteriormente, este estudo apresenta as várias fases do processo de rebranding, incluindo a compreensão dos motivos e motivações para a realização do rebranding, a estratégia adotada, as mudanças no modelo de arquitetura da marca, a identidade da marca e a identidade visual da marca. Os resultados evidenciam um processo de rebranding revolucionário da marca e uma evolução da imagem numa ótica tecnológica e inovadora. Adicionalmente, apresenta-se uma unificação da marca seguindo uma estratégia de integração, onde será adotado o modelo monolítico da arquitetura da marca.
Data do prémio11 jul. 2022
SupervisorSusana Silva (Supervisor)