How to increase the conversion rate of the checkout process
: the case of Mercadão

• João Miguel Teixeira de Carvalho (Aluno)

As compras online tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos, com cada vez mais consumidores a recorrerem às plataformas de comércio eletrónico para adquirir bens e serviços. No entanto, o sucesso de um negócio online depende muito da sua capacidade de converter os visitantes do site em clientes, e uma das métricas mais críticas para medir isso é a taxa de conversão de checkout online. Existem muitos fatores que podem afetar a taxa de conversão de um processo de checkout online, incluindo o design e a simplicidade do procedimento de checkout, a clareza das informações e preços dos produtos, a segurança do website e a disponibilidade do apoio ao cliente. Por essa razão, muitos negócios online, incluindo o Mercadão, estão a investir na melhoria do seu processo de checkout para reduzir as taxas de abandono e aumentar as vendas. Esta tese de mestrado baseia-se num estágio que completei no Mercadão, que foi o foco do estudo. O principal objetivo do estágio foi analisar as melhores estratégias, em termos de design e negócio, para melhorar o processo de checkout online de forma a reduzir a taxa de abandono do checkout. O estudo visou analisar os processos de checkout dos concorrentes, identificar e criar personas que representassem o público-alvo do Mercadão e recomendar soluções para aumentar a taxa de conversão do processo de checkout. A metodologia utilizada foi um estudo de caso e foi o principal método de pesquisa para este estudo. Esta abordagem permitiu a análise aprofundada do processo de checkout online do Mercadão e dos seus concorrentes, bem como a coleta e análise de dados de questionários e entrevistas com usuários. A metodologia também foi útil na identificação dos principais fatores que afetam a taxa de conversão do checkout, como a simplicidade do processo de checkout, a compreensibilidade dos dados do produto e preços, a segurança do website e a disponibilidade de apoio ao cliente.
Data do prémio6 jul. 2023
SupervisorCarla Martins (Supervisor)

• Comportamento do consumidor online
  • Checkout online