How to Launch Cork & CO in Australian market
: defining strategy

• Filipa Maria Salgado de Sousa Lucena (Aluno)

CORK&CO, uma microempresa portuguesa no setor de moda e design em cortiça pretende expandir os seus negócios para a Austrália. Para analisar este processo de internacionalização e aconselhar a melhor estratégia a seguir, foram desenvolvidos três diferentes cenários: para um modelo típico de investimento (através da instalação de uma loja própria), para um modelo de base contratual (através da criação de um franchising) e para um modelo tradicional de exportação (venda direta a revendedores). A CORK&CO não tem fundos próprios que lhe permitam suportar o investimento que alguns desses cenários implicam. Por isso, foram estudadas soluções de financiamento bancário e da União Europeia para determinar quais as alternativas que poderiam ser seguidas. O elevado nível de investimento, a incerteza do mercado e a impossibilidade de recorrer a fundos europeus tornam o primeiro cenário fortemente desaconselhável, deixando a empresa com apenas duas possibilidades de expansão: através de um franchising ou através da exportação direta.
Data do prémio17 abr. 2015
SupervisorRute Xavier (Supervisor)