Resumo
Alcançar um crescimento sustentável em negócios aparenta ser um desafio paravários empresários, uma vez que o ambiente empresarial que as empresas enfrentam é caracterizado por diversos desafios que podem levar à sua falência. Consequentemente, existe uma urgência por parte das empresas para alcançar uma vantagem competitiva sobre outras empresas. Uma maneira para alcançar tal é através da inovação, portanto criatividade organizacional. No entanto, apesar das empresas reconhecerem o valor da criatividade, continuam a não saber como promovê-la entre os seus empregados. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender como as empresas podem promover a criatividade, através de um estudo de caso de uma consultoria de inovação. Através de uma
metodologia mista, este estudo apresenta inferências sobre o tipo de cultura presente na empresa, assim como os respetivos elementos que promovem e inibem a criatividade, da perspectiva dos empregados e líderes. A amostra consiste em 23 participantes, em que lhes foi administrado um questionário, TCT-DP e 4 entrevistas semi-estruturadas. Os resultados sugerem que liberdade, comunicação, feedback, relações interpessoais, trabalho, recursos, tomar riscos, a forma como se lida com os erros e conflitos, motivação, cooperação, poder
de decisão e estabelecimento de objetivos promovem criatividade, enquanto estruturas mecanicistas, objetivos mal estabelecidos, falta de tempo e de apoio em ideias novas e mudança inibe a criatividade.
Data do prémio | 7 fev 2022 |
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Idioma original | English |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Leonor Almeida (Supervisor) |
Keywords
- Criatividade
- Cultura Organizacional
- Metodologia Mista
- Estudo de Caso
- TCT-DP
Designação
- Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia