Os resultados de investigação científica recente sugerem que a luz tem uma grande influência no bem-estar/sulabridade humana (Stephan & Heike, 2016). Os conceitos de iluminação são geralmente mantidos fixos a intensidade de luz constante e temperaturas de cor correlacionadas, que se demonstrou ser incompatível com os ritmos circadianos das pessoas. Sem uma exposição frequente a iluminação dinâmica, cria-se espaço para disrupções no ciclo circadiano, tal como saúde em geral. Aqui serão explorados Human-Centric-Lighting (HCL), conceitos de iluminação centrados no bem-estar humano. Tais conceitos oferecem a possibilidade de conceber iluminação de uma forma holística, melhor adaptando-a ao ritmo circadiano das pessoas. O objectivo deste trabalho é compreender a exposição a consumidores e a sua vontade de pagar pelos conceitos de HCL, assim como a sua percepção de como estes produtos podem influenciar o seu bem-estar.Para tal, deverão ser identificados pré-requisitos relativamente à ligação entre HCL e o bem estar a fim de apoiar as empresas com recomendações de ação, assim como os consumidores finais. Este estudo adopta uma abordagem de métodos mistos, consistindo em 6 entrevistas extensas e detalhadas em cônjuge com um questionário online com 99 respostas válidas.Após análise, verificou-se que fatores socio-demográficos como a idade desempenham um papel central na predisoposição para pagar por conceitos HCL.Contudo, pessoas direcionadas para saúde mostraram ser apologistas de conceitos de iluminação que promovem o bem-estar, desde que cheguem a ser expostas ao conceito e suas aplicações.
| Data do prémio | 4 mai. 2023 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Miguel Rita (Supervisor) |
|---|
- Iluminação centrada no ser humano
- Exposição
- Predisposição financeira (gasto)
- Factores sociodemográficos
- Consciência de saúde
- Bem-estar subjectivo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Human-centric lighting: a lighting concept which influences our well-being : exploring the relationship between awareness and willingness to pay for health-conscious consumers
Lembcke, J. (Aluno). 4 mai. 2023
Tese do aluno: Dissertação de mestrado