Hungry4Change
: an impact analysis of active CSR engagement on the business performance of an existing startup

  • Silas Philip Lennart Stempel (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A integração da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) na estratégia empresarial é um tópico relevante para as grandes e médias empresas, pelo impacto positivo que pode trazer ao desempenho da empresa e a vários stakeholders. Especialmente no contexto das empresas em fase de arranque, os recursos são escassos e os processos de implementação da RSE, na sua maioria concebidos para empresas maiores, não podem muitas vezes ser aplicados. Neste contexto, a investigação sobre a integração de práticas de RSE no contexto de startups e os seus efeitos potenciais é rara. Hungry4 é um startup de marca de estilo de vida que compreende três filiais que operam separadamente. Hungry4Pasta, um serviço de distribuição de alimentos; Hungry4Party, organizadora de eventos; bem como Hungry4Change, uma organização sem fins lucrativos centrada na ligação de pessoas com oportunidades de impacto através da realização de ações de angariação de fundos e de voluntariado dedicados a ONG existentes. Ao estar totalmente associada às filiais com fins lucrativos Hungry4Pasta e Hungry4Party, a Hungry4Change também encarna um veículo de CSR dentro da organização Hungry4. Na presente tese, foi avaliado o impacto de três eventos Hungry4Change realizados (representando práticas de RSE), no desempenho empresarial da Hungry4. Através de uma abordagem quantitativa, foi examinado o impacto em quatro indicadores de desempenho empresarial pré-definidos. Os resultados apontam para um impacto positivo e estatisticamente significativo, atendendo ao desempenho da Hungry4 nos meios de comunicação social, no conhecimento da marca, e na percepção da mesma.
Data do prémio29 abr. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Moreira da Cruz (Supervisor)

Keywords

  • Performance
  • Startup
  • Hungry4
  • Hungry4pasta
  • Hungry4party
  • Hungry4change
  • Social
  • Impacto
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Negócio
  • Desempenho
  • Arranque
  • Ambiental
  • Humanitário

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'