A integração da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) na estratégia empresarial é um tópico relevante para as grandes e médias empresas, pelo impacto positivo que pode trazer ao desempenho da empresa e a vários stakeholders. Especialmente no contexto das empresas em fase de arranque, os recursos são escassos e os processos de implementação da RSE, na sua maioria concebidos para empresas maiores, não podem muitas vezes ser aplicados. Neste contexto, a investigação sobre a integração de práticas de RSE no contexto de startups e os seus efeitos potenciais é rara. Hungry4 é um startup de marca de estilo de vida que compreende três filiais que operam separadamente. Hungry4Pasta, um serviço de distribuição de alimentos; Hungry4Party, organizadora de eventos; bem como Hungry4Change, uma organização sem fins lucrativos centrada na ligação de pessoas com oportunidades de impacto através da realização de ações de angariação de fundos e de voluntariado dedicados a ONG existentes. Ao estar totalmente associada às filiais com fins lucrativos Hungry4Pasta e Hungry4Party, a Hungry4Change também encarna um veículo de CSR dentro da organização Hungry4. Na presente tese, foi avaliado o impacto de três eventos Hungry4Change realizados (representando práticas de RSE), no desempenho empresarial da Hungry4. Através de uma abordagem quantitativa, foi examinado o impacto em quatro indicadores de desempenho empresarial pré-definidos. Os resultados apontam para um impacto positivo e estatisticamente significativo, atendendo ao desempenho da Hungry4 nos meios de comunicação social, no conhecimento da marca, e na percepção da mesma.
Data do prémio | 29 abr. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Moreira da Cruz (Supervisor) |
---|
- Performance
- Startup
- Hungry4
- Hungry4pasta
- Hungry4party
- Hungry4change
- Social
- Impacto
- Responsabilidade Social Corporativa
- Negócio
- Desempenho
- Arranque
- Ambiental
- Humanitário
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Hungry4Change: an impact analysis of active CSR engagement on the business performance of an existing startup
Stempel, S. P. L. (Aluno). 29 abr. 2022
Tese do aluno