I had nowhere to go
: as possibilidades narrativas da auto-etnografia

• Klaus Zanella Schlickmann (Aluno)

I had nowhere to go é um projeto fotográfico, que observa e registra o relacionamento entre eu e meu irmão Mark - cada um de um lado da câmera - compartilhando o intenso convívio e intimidade, dentro e fora do mesmo apartamento, ao vivermos juntos no Porto entre os anos de 2019-2021 e possui como objetivo a criação de uma narrativa visual, suportada por um livro fotográfico e uma exposição artística contendo as fotografias deste relacionamento, propondo uma experiência sensorial multifacetada a respeito das relações inter-pessoais. O texto resultante deste estudo ensaia uma comparação sensível de projetos de diferentes autores, que fazem uso de conceitos de auto-etnografia, das narrativas íntimas e familiares nas suas obras. Buscando compreender o relacionamento dos autores com seus sujeitos, observando o resultado visual e empatia cognitiva proporcionada pela narrativa de seus trabalhos. Este projeto busca explorar as possibilidades narrativas da auto-etnografia e a composição de uma narrativa sensível ao abordar minha relação com Mark, meu irmão, a vivermos juntos pela primeira vez em Portugal durante os dois anos que correspondem à conclusão deste Mestrado. A necessidade de compreender as estruturas sociais, para ampliar a percepção de nossos próprios espaços, as possibilidades de representação que envolvem o retrato, e a leitura da etnografia-sensorial e identificação dos mapas-cognitivos, validam a voz auto-etnográfica e ajudam a desconstrução da narrativa sensível como abordagem de pesquisa. I had nowhere to go funciona como narrativa-visual desse convívio, onde a imagem de Mark não representa exclusivamente a ele, mas sim nossa relação mútua, uma imagem tão semelhante e íntima a minha própria, a se torna uma identidade compartilhada por nós. Onde o título representa o desejo de explorar essa intimidade e o uso do nosso espaço durante as restrições da pandemia, ao compartilharmos essa vivência a ilustrar um projeto que diz tanto sobre mim quanto sobre ele.
Data do prémio3 mai 2022
SupervisorCarlos Lobo (Supervisor)