Identidade profissional docente
: perceções dos professores sobre a (des)motivação e a (in)satisfação

  • Carla Alexandra Jorge Machado Rodrigues Cid Moreno

Tese do aluno

Resumo

Se olharmos para a profissão docente deparamo-nos logo com um paradoxo, paixão/ razão/ satisfação, por um lado e descrédito/ insatisfação e desmotivação, por outro. Vivem-se momentos de insatisfação laboral, ou porque a escola continua demasiadamente burocrática, ou porque socialmente há uma desvalorização social e económica, ou porque está instalada uma crise identitária na escola ou porque não existe uma cultura democrática na vida e gestão das escolas. O mal-estar docente está assim associado a fatores motivacionais de satisfação ou insatisfação na praxis laboral. A motivação pode potenciar o desenvolvimento do trabalho do docente por um lado, e por outro, a melhoria do bem-estar humano. Já a desmotivação pode levar a níveis de exaustão e consequentemente ao “abandono” da profissão. Este trabalho pretende assim, investigar o estado anímico dos professores em Portugal, nas escolas públicas, identificando quais os fatores intrínsecos e extrínsecos associados a esta problemática, com o recurso à revisão de literatura sobre políticas educativas nos últimos dez anos (2007-2017), sobre culturas profissionais, liderança e modo de exercício do diretor, sobre as teorias da motivação na gestão das organizações e lideranças. Privilegiamos um design metodológico quantitativo descritivo e inferencial, onde 5823 docentes inscritos na plataforma da Direção Geral de Administração Escolar, foram participantes neste estudo. Os resultados obtidos a partir das perceções dos professores na sua grande maioria, evidenciam uma elevada desmotivação/ insatisfação profissional traduzida em cansaço e exaustão, face ao impacto das políticas educativas (Estatuto da Carreira Docente e Avaliação de Desempenho Docente), ao reconhecimento social, às condições de trabalho, ao clima escolar e às relações de trabalho, compro metendo assim as expetativas e o futuro profissional dos professores. Os resultados do estudo demonstram igualmente que foram os fatores extrínsecos que mais potenciam e promovem a desmotivação /insatisfação profissional.
Data do prémio28 nov. 2019
Idioma originalPortuguese
SupervisorJoaquim Azevedo (Supervisor) & Filipa Sobral (Supervisor)

Keywords

  • Des(motivação)
  • (In)satisfação
  • Profissão
  • Professores
  • Exaustão profissional

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Educação

Citação

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