Este trabalho aborda a temática da filosofia Lean Thinking, como um conjunto de ferramentas e metodologias ao dispor da gestão de uma empresa, tendo em vista a redução ou eliminação de desperdícios. A estrutura está organizada numa sequência que garanta primeiramente uma familiarização com as raízes deste conceito e uma noção das suas aplicações no sector dos serviços, com particular enfoque na banca. Neste sentido, elaboramos uma revisão bibliográfica na qual estudamos as origens do lean thinking como conceito, desde os seus primórdios de aplicação exclusiva ao sector industrial (TPS – Toyota Production System), à sua importação para o sector dos serviços, explorando que ferramentas o pensamento lean proporciona na detecção e mitigação dos desperdícios, exemplificando com casos reais ilustrativos. Na busca pela aplicação do lean na banca, concentrámos o nosso estudo na detecção de fontes de desperdício numa agência de um banco de retalho (realidade profissional do autor). Assim, propomos soluções para três áreas de actuação (a abertura de uma conta de depósitos à ordem, a preparação de documentos para arquivo digital e a organização do espaço de trabalho), tendo em vista a eliminação (ou redução) de desperdícios e prevenção futura, com recurso às ferramentas e metodologias analisadas (5S, standardização e layout eficiente, poka-yoke, gestão visual, value stream map e spaghetti diagram).
Data do prémio | nov. 2011 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rui Sousa (Supervisor) |
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- Lean
- Serviços
- Banca
- Desperdício
- Mestrado em Gestão de Serviços
Ilustração da aplicação de práticas Lean na banca: o caso de uma agência de um banco de retalho
Marcelino, J. P. D. V. (Aluno). nov. 2011
Tese do aluno