Immersiveness in classical concerts in historical sites
: the case of Pálácio Nacional de Queluz

  • Beatriz Ventura Telhada Gonçalves Varrecoso (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

Num mundo cada vez mais visual, as artes performativas ao vivo estão continuamente a explorar novas dimensões técnicas e artísticas a fim de proporcionar ao seu público uma experiência imersiva. Parece haver uma tendência crescente para os locais históricos adotarem uma abordagem imersiva dos seus eventos culturais, ajudados pelas suas características inatas. O espaço físico por si só cria um ambiente particular, e as camadas da memória histórica acrescentam significados às narrativas performativas através do contexto e de interpretações. Este relatório de estágio visa abordar alguns dos desafios e oportunidades que os monumentos-anfitriões enfrentam quando utilizam o espaço num formato multifacetado, desde as limitadas mudanças espaciais permitidas até às encenações musicais do repertório. A combinação da preservação da memória histórica e da reconstituição das experiências imateriais de um determinado espaço físico, dá origem a uma forma inovadora de exploração de sítios culturalmente relevantes. Na Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A. (PSML), nomeadamente no Palácio Nacional de Queluz, há um desejo claro de incorporar no repertório do visitante a possibilidade de experimentar o espaço de forma diferente. Os concertos clássicos no local histórico são uma extensão da visita através da qual a governação pode contribuir de forma criativa para a exploração do repertório musical. Assim, vemos aqui desenvolver uma relação simbiótica entre o monumento-anfitrião e os artistas. A natureza performativa do local histórico beneficia tanto os intérpretes como os membros do público. A imersividade é interpretada neste relatório como a derradeira ferramenta para reunir o continuum da memória histórica e do espaço físico nas atuações ao vivo. É a experiência de mergulhar no espaço performativo através da manipulação dos sentidos. A estratégia de investigação utilizada é análise qualitativa da literatura centrada na conceção do espaço performativo, da observação pessoal no decurso do estágio e das diferentes entrevistas com os programadores culturais, e com o diretor, bem como uma análise dos dados (quantitativos e qualitativos) recolhidos durante o estágio na PSML.
Data do prémio9 fev. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDiana Gonçalves (Supervisor)

Keywords

  • Concertos clássicos
  • Sítios históricos
  • Monumento-anfitrião
  • Imersividade
  • Palácio Nacional de Queluz
  • Espaço

Designação

  • Mestrado em Estudos de Cultura

Citação

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