O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da crise de Covid-19. O caso seguinte olha para a indústria das instituições culturais, e, mais especificamente, analisa como uma instituição cultural portuguesa líder, o Oceanario de Lisboa, lidou com a crise. Foca-se na forma como o mesmo transformou a sua estratégia digital para ultrapassar o desafio. A análise é feita com base em várias teorias estratégicas, como suporte da informação recolhida junto da própria instituição.O caso de estudo é redigido na forma de um instrumento pedagógico, com o objetivo de permitir dar a entender, e servir de ferramenta, como instituições culturais podem adaptar a sua estratégia digital para ultrapassar a crise. Considerando o foco em mudança estratégica, a tese incide principalmente na estratégia digital, capacidades dinâmicas, e gestão ágil.A análise do caso revela como o Oceanario de Lisboa transformou uma ameaça numa oportunidade. Enfrentando um declínio nas visitas, e por conseguinte menos receita, a instituição resolveu a situação seguindo a tendência de mercado da digitalização, ainda que com aplicação seleta. A crise enfatizou a necessidade de agilidade e inovação, e a aplicação destas à nova estratégia digital.
Data do prémio | 21 out. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ricardo Reis (Supervisor) |
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- Instituição cultural
- Aquário
- Estratégia
- Crise
- Digitalização
- Capacidades dinâmicas
- Marketing online
- Comportamento do cliente
- Governação ágil
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Impact of Covid-19 crisis on the digital strategy optimization of Oceanário de Lisboa: a case study
Hribernik, N. (Aluno). 21 out. 2022
Tese do aluno