Impact of the COVID-19 pandemic on brand equity dimensions and consumers’ purchase behaviors of video game brands
: examining the moderation role of type of gaming for which the brand is most used

• Francisco Mateus Guerra Cabral Figueiredo (Aluno)

Este estudo pretende entender melhor como é que a pandemia COVID-19 impactou certas dimensões do valor da marca: reconhecimento da marca, imagem da marca, qualidade percebida e lealdade à marca, e comportamentos de compra do consumidor: intenção de compra e disponibilidade de pagar de marcas de videojogos em específico, dado que fazem parte de uma indústria que é atualmente mais popular do que nunca, e que qual popularidade subiu ainda mais com a atual pandemia. Adicionalmente, este estudo também examina a marca ser mais utilizada para tipo de gaming single-player ou multi-player como potencial papel moderador.Os resultados indicam que a pandemia COVID-19 trouxe um impacto significativo positivo para todas as dimensões do valor da marca que fazem parte do estudo e para intenção de compra e disponibilidade de pagar (acima) relativo a comportamentos de compra do consumidor. Dentro dos comportamentos de compra do consumidor está também disponibilidade de pagar (abaixo), que não sofreu um impacto significativo com a pandemia. Os resultados também mostram que o papel moderador da marca de videojogos ser mais utilizada para tipo de gaming single-player ou multi-player é inexistente.Este estudo fornece informações valiosas sobre como a pandemia afetou o valor de marcas e os comportamentos de compra do consumidor, e sobre como tais conceitos de marketing podem mais vezes ser estudados sobre marcas de videojogos.
Data do prémio20 out. 2021
SupervisorMaria Estarreja (Supervisor)