Avançar para navegação principal Avançar para pesquisar Avançar para conteúdo principal

Impacto da COVID-19 no turismo sustentável dos Açores
: perspetiva de residentes e empresas

  • Diogo Filipe Craveiro Coelho (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

A pandemia epidemiológica do novo Coronavírus (COVID-19) veio impactar negativamente o setor do Turismo à escala mundial. Este setor é um dos maiores veículos para a implementação do Desenvolvimento Sustentável e esta crise pandémica revela-se fundamental para repensar e reestruturar o turismo num sentido mais sustentável. A chave para a operacionalização deste conceito de Sustentabilidade está nos stakeholders do Turismo e daí advém a importância de investigar as suas perceções e atitudes. Este estudo foca-se em analisar os impactos da COVID-19 nas três dimensões do Turismo Sustentável (económica, social e ambiental) na Região Autónoma dos Açores, considerada como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, na perspetiva de dois stakeholders: os Residentes e as Empresas do Ramo Turístico. Para avaliar e responder aos objetivos do trabalho, desenvolveu-se um estudo de carácter qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas, obtendo-se uma amostra de 17 residentes das nove ilhas e de 13 empresas sediadas nos Açores. Os resultados demonstram que a Sustentabilidade Financeira do setor foi fortemente abalada nesta região para todas as partes envolvidas, através do agravamento da situação financeira dos residentes com ligação ao turismo e da impossibilidade de criação de postos de trabalho que estavam previstos no período pré pandémico. A Sustentabilidade Social foi colocada em causa principalmente pela afetação das relações entre os residentes e os turistas, e as empresas referem mudanças na origem dos turistas que têm recebido, que passaram a ser portugueses oriundos do continente e do próprio arquipélago, não sendo tão exigentes nos requisitos da sustentabilidade como os turistas internacionais. Quanto à Sustentabilidade Ambiental, é possível concluir que a pandemia teve um efeito positivo principalmente na ótica dos residentes, representado por um crescimento bem visível da vegetação dos trilhos pedestres, concluindo-se também que os problemas ligados à poluição estão muitas vezes relacionados com residentes e não com turistas. No caso das empresas, ficou provado que a pandemia veio gerar alguns constrangimentos especialmente através da produção de todo o lixo inerente ao material preventivo, como máscaras e desinfetantes. Com os resultados desta investigação pretende-se contribuir para futuras investigação relativas aos impactos da COVID-19 na Sustentabilidade do Turismo, uma vez que a pandemia ainda é uma realidade e torna-se necessário reunir as perspetivas dos vários stakeholders para as entidades públicas definirem estratégias eficazes no sentido de encaminhar o setor num sentido cada vez mais sustentável.
Data de atribuição17 dez. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

Keywords

  • COVID-19
  • Turismo sustentável
  • Açores
  • Residentes
  • Empresas de turismo

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'