A pandemia COVID-19 é a maior emergência de saúde pública registada nas últimas décadas. Para além das preocupações ao nível da saúde física da população, esta situação parece estar a trazer consequências ao nível da saúde mental e em especial aos estudantes universitários. O objetivo do presente estudo consiste em explorar o impacto psicológico da pandemia COVID-19 no risco para o desenvolvimento de sintomatologia depressiva, ansiosa e stress, bem como estratégias de coping adotadas pelos estudantes universitários durante as medidas de confinamento. A amostra foi constituída por 913 estudantes, com idades compreendidas entre os 17 e os 75 anos. Para avaliação dos níveis de ansiedade, depressão e stress, utilizou-se a versão portuguesa adaptada da EADS-21- Escala de Ansiedade, Depressão e Stress e para a avaliação das estratégias de coping utilizou-se o Questionário Brief Cope. Criou-se ainda um questionário para as varáveis sociodemográficas. Dos resultados obtidos através de uma metodologia quantitativa, salienta-se que uma elevada percentagem dos estudantes apresentava níveis clínicos de ansiedade, depressão e stress durante o período de confinamento. Conclui-se ainda que existem diferenças e correlações entre as variáveis, sexo, idade e ciclo de estudos em relação à sintomatologia depressiva, ansiosa e stress e estratégias de coping.
Data do prémio | 14 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor) & Bárbara César Machado (Co-Orientador) |
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- Saúde mental
- Estratégias de coping
- Pandemia Covid-19
- Estudantes universitários
Impacto da pandemia covid 19: estratégias de coping e problemas de saúde mental numa amostra de estudantes universitários
Santos, J. C. S. M. (Aluno). 14 jul. 2022
Tese do aluno