Impacto da sustentabilidade no comportamento de compra do consumidor

  • Ana Pinto de Andrade Almeida e Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nos dias de hoje, cada vez mais o tema da sustentabilidade se tem vindo a revelar cada vez mais relevante. Essa crescente relevância e preocupação levou as pessoas a ficarem mais alerta e atentas e ponderadas no que diz respeito aos seus hábitos do dia-a-dia e respetivas consequências no ambiente, sociedade e economia. A legislação tem vindo a deixar-se moldar por fatores de sustentabilidade e as organizações igualmente, não só por consequência da lei, mas por preocupação e de forma a ir de encontro às necessidades e desejos dos consumidores. O propósito desta dissertação é perceber qual o impacto que a sustentabilidade tem na decisão e comportamento de compra do consumidor. De maneira a analisar este impacto e concluir o que pode ser feito para que este seja significativo, foi efetuada e uma revisão da literatura e em seguida um questionário a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos. Este estudo permitiu concluir que de facto existe uma positiva perceção da sustentabilidade e a maioria dos consumidores dão importância ao tema e praticam ações sustentáveis. Ainda assim, existem muitos que não dão tanta importância ao tema devido a fatores como preço, falta de acesso à informação, transparência e confiança. Assim, entende-se que, para que a sustentabilidade impacte total ou quase totalmente o comportamento dos consumidores, existem ainda vários fatores a estudar e a desenvolver.
Data do prémio26 out. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRita Ribeiro (Supervisor)

Keywords

  • Sustentabilidade
  • Transparência
  • Comunicação
  • Comportamento do consumidor

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'