Nesta dissertação é apresentado o quadro teórico referente aos conceitos das crenças de autoeficácia e do desempenho musical. Seguidamente são expostos dois estudos empíricos que têm como objetivo a análise das crenças de autoeficácia dos alunos de música do 2º ciclo do Ensino Básico. No estudo I pretendemos adaptar um instrumento de avaliação, para a língua portuguesa e para a faixa etária específica. 124 alunos de música completaram a escala, relatando as suas crenças de autoeficácia para o desempenho musical. As análises demonstraram que o instrumento revela um bom nível de alfa de Cronbach, = .79. A Análise Fatorial Exploratória mostrou que se extrai um único fator, a explicar 33.96% da variância. No estudo II foi avaliado o nível das crenças de autoeficácia, e o desempenho musical, de 288 alunos de música. Foi analisada a correlação entre as duas variáveis e foram examinadas as diferenças relativamente às diferentes variáveis moderadoras: género, experiência, instrumento musical e ano de escolaridade. Verificamos que, nesta amostra, os alunos evidenciam crenças de autoeficácia elevadas e que estas crenças tendem a estar associadas ao desempenho musical. Aparentemente, os alunos com crenças de autoeficácia mais elevadas tendem a apresentar melhores desempenhos musicais. As análises demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes sub-grupos de instrumentos musicais, como também entre os sexos. A literatura científica tem revelado, que as crenças de autoeficácia exercem impacto no desempenho musical de várias formas, destacando-se entre elas o uso de estratégias autorregulatórias. À semelhança de estudos anteriores, os resultados desta investigação sugerem a presença de outras variáveis, nomeadamente da autorregulação, que podem estar a mediar a correlação entre a autoeficácia e o desempenho musical. Finalmente, as implicações práticas e as direções para estudos futuros são discutidas no capítulo final.
Data do prémio | 10 dez. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Lurdes Veríssimo (Supervisor) |
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- Crenças de autoeficácia
- Desempenho musical
- 2º ciclo do ensino básico
- Mestrado em Ensino da Música
Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de música
Mikusova, K. (Aluno). 10 dez. 2013
Tese do aluno