Impacto de falhas de comunicação entre stakeholders no sucesso de um projeto Ágil

• Tomás da Rocha Amaral Fonseca (Aluno)

O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto de falhas de comunicação entre stakeholders no sucesso de um projeto como uma metodologia de gestão ágil. Ou seja, perceber de que forma deve ser gerida a comunicação interna e externa às organizações, procurando potenciar a entrega de valor aos seus clientes. Foi em 2001 que dezassete profissionais das Tecnologias de Informação (TI) se juntaram para publicar o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software” (Beck et al., 2001), com o intuito de partilhar as boas práticas para a implementação de projetos de desenvolvimento de software. O fim é a entrega de valor ao cliente. Desta forma o conceito pode ser replicado em qualquer setor de atividade. Ainda assim, empresas das TI, como o caso da Bizdirect (uma consultora nacional), apresentam falhas de comunicação ao longo do seu processo de criação de valor. Nomeadamente, falta de alinhamento interno, ou dificuldades de relacionamento com os seus clientes ao longo da implementação de projetos. De forma a analisar o impacto das falhas de comunicação, foram entrevistados nove consultores da Bizdirect (incluindo equipa técnica, gestores de projetos e gestores de equipa). As questões foram direcionadas para a rotina dos trabalhadores para estudar a comunicação interna e externa à Organização, falhas encontradas ao longo do processo e sugestões de melhoria para agilizar a execução dos projetos. Comparando os resultados das entrevistas com a literatura revista, destacam-se quatro áreas críticas para uma comunicação ágil que têm impacto na duração e no custo dos projetos, assim como na relação com o cliente. Compreendeu-se que devem ser definidos objetivos claros e atingíveis pela equipa num curto espaço de tempo e a sobre alocação deve ser evitada como forma dar resposta a vários projetos em simultâneo. Outro ponto a destacar é o envolvimento do cliente como membro ativo da equipa de projeto e, por último, a definição do âmbito do projeto não deve ser limitada à fase inicial do projeto, sob pena da solução final não ir de encontro às necessidades do cliente.
Data do prémio7 jul 2022
SupervisorLuís Manuel Dionísio Marques (Supervisor)

• Gestão de projetos
  • Desenvolvimento ágil de software