Impacto de percursos educativos na infância na adaptabilidade de carreira
: um estudo retrospetivo com jovens de diferentes níveis socioeconómicos

  • Inês de Jesus Oliveira Paiva da Silva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A adaptabilidade de carreira é uma meta competência que se desenvolve desde a infância.Porém, tem sido maioritariamente estudada na adolescência e vida adulta, sendo ainda necessária investigação que atenda ao impacto de experiências na infância e níveis socioeconómicos. Reconhecendo a importância dos contextos educativos, este estudo analisa a influência da frequência da Creche e/ou Educação Pré-Escolar na adaptabilidade de carreira de jovens do 9.º e 12.º anos de escolaridade de diferentes níveis socioeconómicos. Participaram 271 jovens, com idades entre 13 e 20 anos (M = 15.46),tendo 86 (31.7%) frequentado Creche e Educação Pré-Escolar e 185 (68.3%) frequentado apenas Educação Pré-Escolar. Recolheram-se dados com um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Académica, e a Escala de Adaptabilidade de Carreira.Resultados de análises de variância sugerem que jovens que frequentaram Creche e Educação Pré-Escolar apresentam maiores níveis de adaptabilidade de carreira,especificamente Preocupação e Curiosidade, do que jovens que frequentaram Educação Pré-Escolar. Entre jovens que frequentaram Creche e Educação Pré-Escolar, os de nível socioeconómico médio-baixo apresentam níveis mais elevados de adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação e Curiosidade, do que os de níveis baixo e médio alto.Entre os participantes que apenas frequentaram Educação Pré-Escolar, os de níveis socioeconómico baixo e médio-alto apresentam maior adaptabilidade de carreira,especificamente Preocupação, do que os de nível médio-baixo. Participantes que frequentaram Educação Pré-Escolar e de nível socioecónomico médio-alto apresentam maiores níveis de Curiosidade, comparativamente a jovens de outros níveis socioeconómicos. Salienta-se a necessidade de prosseguir estudos prospetivos,investigações multidisciplinares e consultoria psicológica a agentes educativos.
Data do prémio27 jan. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorÍris M. Oliveira (Supervisor)

Keywords

  • Carreira
  • Adaptabilidade de carreira
  • Infância
  • Creche
  • Educação

Designação

  • Mestrado em Psicologia da Educação

Citação

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