Impacto de um programa de Reminiscência nas pessoas mais velhas com declínio cognitivo

  • Isabel Maria de Assunção Gil (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: Perante as alterações demográficas que têm vindo a ocorrer nas últimas décadas e os aspetos da vulnerabilidade associados ao envelhecimento, torna-se, cada vez mais importante equacionar os fatores que podem influenciar positivamente a qualidade de vida na velhice e que partem da adoção de princípios de cuidados centrados na pessoa e destinados à promoção da dignidade humana. São de considerar, neste âmbito, as estratégias terapêuticas que concorrem para a melhoria da cognição e do humor e que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida. Este estudo centra-se num programa de Terapia de Reminiscência (TR) em grupo, como uma intervenção a ser desenvolvida em estruturas institucionais.
Objetivo: Construir um programa de TR e avaliar o seu impacto na cognição, nos sintomas depressivos e na qualidade de vida de pessoas mais velhas com declínio cognitivo que frequentam estruturas institucionais.
Metodologia: O estudo foi desenvolvido em seis fases: (i) revisão sistemática da literatura (RSL); (ii) construção e validação de um programa estruturado de TR em grupo (iii) construção e validação da versão abreviada de 8 itens da escala de qualidade de vida WHOQOL-OLD, a partir da versão original WHOQOL-OLD-28, validada para Portugal por Vilar et al. (2014); (iv) análise da eficácia do programa de TR na função cognitiva, sintomatologia depressiva e qualidade de vida das pessoas mais velhas com declínio cognitivo em estruturas comunitárias; (v) análise da eficácia do programa de TR na função cognitiva, sintomatologia depressiva e qualidade de vida das pessoas mais velhas com declínio cognitivo em estruturas residenciais; (vi) análise das perceções dos intervenientes no programa estruturado de TR.
Resultados: Foi construído um programa de TR constituído por uma vertente principal e uma vertente de manutenção. A sua implementação em estruturas comunitárias contribuiu para a melhoria da cognição e da qualidade de vida das pessoas mais velhas com declínio cognitivo o que corroborou os resultados da RSL. Nas estruturas residenciais, a TR mostrou potencial terapêutico na manutenção da função cognitiva, contudo, ao contrário dos resultados da RSL, não contribuiu para melhorar significativamente os sintomas depressivos. O programa gerou satisfação e aceitação nos intervenientes que realçaram a sua importância na comunicação e na promoção da identidade das pessoas mais velhas.
Conclusões: O programa de TR apresenta-se como um primeiro programa estruturado, construído e validado em Portugal, para as pessoas mais velhas com declínio cognitivo, x com potencial para ser implementado em estruturas institucionais, atendendo à sua abordagem centrada na pessoa que promove um ambiente de confiança, num clima percebido como positivo e terapêutico.
Data do prémio19 jul. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Luís Alves Apóstolo (Supervisor)

Keywords

  • Declínio cognitivo
  • Pessoas mais velhas
  • Terapia de reminiscência
  • Cognição
  • Sintomas depressivos
  • Qualidade de vida

Designação

  • Doutoramento em Enfermagem

Citação

'