Introdução: Nunca se falou tanto da importância de uma alimentação saudável e cuidada desde a infância; no entanto, a batalha contra a obesidade ainda está longe de ser vencida. As crianças passam muito tempo na escola, onde também realizam várias refeições. A escola permite abranger os pais, os professores, os assistentes operacionais e até a comunidade, o que faz dela um setting para intervenções de educação alimentar. Neste projeto, pretendeu-se capacitar as crianças para fazerem escolhas salutogénicas, de forma a conseguirem viver com mais saúde, tornando-as consumidores informados e aptos a fazerem escolhas, num mundo alimentar em que estas são cada vez mais difíceis face à variedade existente, ao fácil acesso e, também, ao marketing que é usado pela indústria alimentar. Objetivo: Melhorar a qualidade das refeições intermédias – pequeno-almoço e merendas, nomeadamente aumentar o consumo de fruta e diminuir o consumo de produtos ricos em açúcar. Métodos: Foi utilizado um desenho de estudo quase-experimental, onde foram incluídas 14 turmas do 3º ano de escolaridade de escolas do primeiro ciclo do ensino básico. A intervenção decorreu sensivelmente ao longo de um ano letivo e contemplou uma sessão para os encarregados de educação e o professor e quatro sessões com as crianças. O impacto do projeto foi medido através da avaliação das merendas nos dias das diferentes sessões e do pequeno-almoço na primeira e última sessões, e através de questionários respondidos pelos encarregados de educação, no início e no fim da intervenção. A qualidade e a pertinência da intervenção foram avaliadas por estes últimos e pelos professores. Resultados/Discussão: Observaram-se melhorias significativas ao nível do consumo de fruta, tendo o seu consumo aumentado significativamente. No que diz respeito à diminuição do consumo de produtos açucarados, as diferenças não foram tão expressivas. Verificou-se um aumento do consumo de “leite e derivados e bebidas vegetais” considerados aceitáveis, em ambas as refeições. Nos grupos do “pão e derivados” e “acompanhamentos do pão”, tanto no pequeno-almoço como na merenda da manhã, apesar da diminuição do consumo de alimentos considerados aceitáveis, também houve uma diminuição do consumo de alimentos considerados não aceitáveis, pelo que, o resultado foi considerado positivo. Tanto os professores como os encarregados de educação avaliaram de forma positiva a intervenção, sendo que 50% dos encarregados de educação reconheceram que esta contribuiu para melhorar os hábitos alimentares dos seus educandos. Conclusão: Os métodos utilizados no projeto provaram ser eficazes para a obtenção de resultados positivos em crianças desta faixa etária, principalmente no que diz respeito ao aumento do consumo de fruta.
Data do prémio | 30 mai. 2018 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisabete Pinto (Supervisor) & Clara Susete Dias da Silva (Co-Orientador) |
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- Educação alimentar
- Escola
- Obesidade infantil e refeições intermédias
- Mestrado em Biotecnologia e Inovação
Impacto de uma intervenção de educação alimentar na qualidade das refeições intermédias de crianças que frequentam o 3º ano de escolaridade
Santos, B. D. O. (Aluno). 30 mai. 2018
Tese do aluno