Impacto do marketing eleitoral na decisão do voto em Moçambique
: estudo do comportamento dos eleitores do Município da Beira em 2008

  • Luís Manuel Meno (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação visa a obtenção do grau de Mestrado em Ciência Política, Governação e Relações Internacionais e é produto de uma pesquisa acerca do impacto do marketing eleitoral na decisão do voto no município da Beira em Moçambique, nas eleições autárquicas de 2008. Partindo das teorias da construção do voto e da participação política, foram constituídas duas hipóteses. A primeira admitia que o marketing eleitoral foi determinante na decisão do eleitor em 2008. Por sua vez, a segunda, refutando a primeira, argumentava que o marketing eleitoral não teve impacto na decisão do voto dos eleitores, evidenciando-se deste modo, outros factores. Para a verificação das hipóteses foi elaborado um quadro metodológico composto por métodos e técnicas de trabalho (nomeadamente a pesquisa documental, levantamento de amostra e inquérito) e método de análise hipotético-dedutivo. A pesquisa concluiu que nas eleições autárquicas de 2008 no Município da cidade da Beira, o marketing eleitoral não determinou de forma exclusiva a construção do voto dos eleitores. Outrossim, o contexto sócio-político teve as suas implicações na tomada de decisão dos eleitores.
Data do prémio24 jun. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMónica Dias (Supervisor)

Keywords

  • Marketing eleitoral
  • Decisão de voto
  • Beira
  • Moçambique

Designação

  • Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais

Citação

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