Impactos da covid-19 nas políticas de responsabilidade social corporativa
: perspectiva das empresas portuguesas do segmento da restauração

• Thais Megale Rezende dos Santos (Aluno)

O presente trabalho é um estudo crítico sobre os impactos da COVID-19 nas políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em Portugal, mais especificamente, sobre as empresas do ramo de restauração e a perspectiva que os representantes destas empresas têm sobre o tema. Os principais objetivos a serem atingidos com esta pesquisa é perceber se as empresas estão familiarizadas com o conceito de RSC, se suas empresas têm medidas de RSC, assim como compreender os impactos da pandemia do Coronavírus nestas medidas. Para atingir os objetivos, a pesquisa recorreu ao método qualitativo de investigação. Através de uma entrevista semiestruturada, foi possível realizar análise do conteúdo e discussão dos resultados. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos gestores das empresas do ramo da restauração estão familiarizados com o conceito de RSC, embora com limitações. Observa-se que o cariz filantrópico e beneficente é hipervalorizado nas práticas de RSC aplicadas pelas empresas. Os entrevistados apresentaram a situação atual do ramo da restauração perante a COVID-19, a evidenciar uma situação de dificuldade económica. Com isso, identificam-se as mudanças nas políticas de RSC ocasionadas pelo contexto pandémico. Contudo, observa-se uma desfasagem de conhecimento por parte das empresas analisadas quanto ao repertório de medidas de RSC, de modo que observaram-se políticas aplicadas pelas empresas mas não mencionadas como de cunho de Responsabilidade Social. Por fim, este estudo apresenta a visão dos entrevistados quanto ao futuro da RSC pós pandemia, a revelar uma maior conscientização dos problemas sociais v i da sociedade por parte das pessoas e, possivelmente, uma maior aplicação de políticas de RSC.
Data do prémio5 jul. 2021
SupervisorSandra Lima Coelho (Supervisor)

• Responsabilidade social corporativa
  • Práticas empresariais