Implementação do referencial normativo GMP Plus numa unidade de produção de microalgas

• Luísa dos Prazeres da Silva Lopes (Aluno)

O presente relatório centra-se na descrição das actividades realizadas durante o estágio curricular na Allmicroalgae Natural Products, S.A, cujo o âmbito se insere na “Implementação do referencial GMP plus numa unidade de produção de microalgas”. As microalgas têm um grande potencial no sector da alimentação animal como ingrediente uma vez que estas incorporadas em rações fornecem benefícios nutricionais sendo o seu cultivo sustentável pois mitigam o CO2 produzido pelas empresas. As microalgas produzidas para a alimentação animal não devem constituir qualquer perigo para a saúde humana e animal ou para o ambiente, nem ser susceptíveis de afectar negativamente a produção animal. A implementação do referencial GMP plus (Good Manufacturing Practices Plus- GMP+) ajuda a garantir a segurança e a qualidade alimentar neste contexto. Este referencial normativo surgiu na Holanda, tem como requisitos a produção de alimentos seguros para animais e integra o sistema HACCP.
A implementação do referencial normativo GMP+, mais concretamente do padrão B2-“Produção de Ingredientes para alimentação animal” na Allmicroalgae, S.A. tem como principal objetivo fazer uma ampla abordagem aos requisitos de produção, de instalações e equipamentos, de pessoal, dos aspetos operacionais de armazenamento e rotulagem, proporcionando, desta forma, evoluções e melhorias ao nível dos processos tecnológicos de produção de ingredientes para alimentação animal na unidade. Irá permitir complementar os referenciais já existentes, nomeadamente, as normas ISO 9001 e ISO 22000, que acrescentam melhorias de gestão e qualidade dos produtos e processos em causa, mas que não são específicas o suficiente, sendo mais genéricas e não tão exigentes como o GMP+. Para tal, as actividades desenvolvidas neste estágio centraram-se na reavaliação, reorganização e reestruturação do programa de pré-requisitos, do programa de pré-requisitos operacionais, HACCP, entre outros documentos relevantes específicos deste sistema de gestão. A futura certificação GMP+ irá confirmar a qualidade reconhecida internacionalmente da Allmicroalagae, S.A e reforçará a sua identidade corporativa com a contribuição de alimentos seguros para animais aumentando a sua reputação nos mercados, envolvendo, assim, novas oportunidades de venda.
Data do prémio4 fev. 2021
SupervisorJoana Laranjeira Silva (Supervisor)

• Segurança alimentar
  • GMP+