Implementation of a Software as a Service in Humangext

• Catarina Reynaud Pinto de Jesus (Aluno)

Esta dissertação tem como objetivo entender a viabilidade e exequibilidade em implementarum Software as a Service que inclui todos os serviços oferecidos pela empresa na Humangext, um prestador de serviços de Recursos Humanos português que trabalha como B2B. Para avaliar a sua atratividade pelos atuais clientes da empresa, várias entrevistas foram conduzidas de forma a compreender a sua perceção relativamente ao produto. De um ponto de vista externo, o setor económico onde a Humangext está inserida foi examinado para melhor perceber o contexto, uma avaliação comparativa entre alguns prestadores de serviços de RH em Portugalvfoi executada, e para complementar, foram realizadas entrevistas a estes mesmos concorrentes. Uma vez que esta tese é baseada num Projeto de Consultoria para a referida empresa, foram realizadas reuniões semanais com um dos membros da Humangext, permitindo, desta forma, obter perceções reais e compreender as vantagens esperadas pela introdução do software na organização. Os principais resultados atingidos neste estudo refletem que, relativamente ao posicionamento no mercado, a Humangext detém uma vantagem competitiva em contraste com os concorrentes selecionados devido aos seus serviços diferenciados e ao software de RH. No que diz respeito aos potenciais consumidores do serviço, os atuais clientes da Humangext consideram-no atrativo e identificam diversos benefícios que advenham com o seu uso. Portanto, a combinação das conclusões retiradas pode ser interpretada como um sinal positivo para a implementação do SaaS na Humangext, tendo em consideração algumas recomendações baseadas em regras de produtos digitais, de forma que esta introdução seja bem sucedida.
Data do prémio26 jan. 2022
SupervisorRute Xavier (Supervisor)