Num mundo impulsionado pelo capitalismo e pelos crescentes desafios sociais e ambientais, são necessárias ideias inovadoras para resolver estes novos desafios. Muitos sistemas empresariais foram desenvolvidos numa época em que os desafios atuais não existiam e o mesmo se aplica aos atuais sistemas contabilísticos que não têm em conta o impacto não financeiro de uma empresa. O objetivo deste estudo é desenvolver um quadro para a implementação do novo conceito de contabilidade de impacto numa empresa, colocando o foco na definição, medição e monetização do impacto das disparidades salariais entre homens e mulheres. Para responder a estas questões, este estudo aplica uma abordagem de métodos mistos, combinando uma revisão da literatura, entrevistas a peritos e um estudo de caso com a empresa Sonae. Os resultados evidenciam os diferentes métodos e desafios de definir e medir o impacto social, em particular a disparidade salarial entre homens e mulheres e mostra ainda que existe uma disparidade salarial que afeta negativamente várias áreas. Além disso, é essencial para a implementação da contabilidade de impacto definir métricas específicas para a medição de um impacto, em particular no contexto da disparidade salarial entre homens e mulheres, e a monetização do impacto deve ser abordada sob vários pontos de vista. Este artigo contribui para a investigação no domínio da contabilidade de impacto, centrando-se especificamente na medição do impacto da diferença salarial entre homens e mulheres numa empresa.
Data do prémio | 30 jan. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Moreira da Cruz (Supervisor) |
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- Contabilidade de impacto
- Disparidade salarial entre homens e mulheres
- Medição do impacto
- Monetização do impacto
- Igualdade de género
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Implementing impact accounting: measurement and monetization of a firm’s impact using the example of the gender pay gap
Rieger, F. (Aluno). 30 jan. 2024
Tese do aluno