Importância da estruturação de um banco de dentes humanos para faculdades de medicina dentária

• Larissa Abigail Bela Vista Justino (Aluno)

O Banco de Dentes Humanos (BDH), é uma entidade isenta de fins lucrativos, associada a uma instituição de ensino ou outra instituição de carácter científico, cujo objetivo principal é fornecer de forma legal e regularizada dentes humanos aos estudantes da faculdade de medicina dentária durante a fase do ensino pré-clínico. O BDH também pode fornecer de dentes para qualquer investigação científica focada no avanço do conhecimento. O objetivo deste projeto foi realizar uma pesquisa a diversas faculdades de medicina dentária para avaliar a existência deste projeto ou dinâmica similar. Além disso, com base no conhecimento disponível na literatura propôs-se um projeto, com os itens necessários, para desenvolver o BDH associado à Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Pode-se concluir que a associação de um BDH a instituições de ensino, trata-se de uma ideia ainda recente a nível global e embrionária na Europa.
Data do prémio20 jul 2021
SupervisorAnna Moura (Supervisor) & Cacio Moura-Netto (Co-Orientador)

• Banco de dentes humanos
  • Dente