Importância da relação entre escola e família
: visão com dez anos de experiência

  • Carla Moreira Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Ao longo dos anos, o tema das relações entre a família e educadores tem vindo a ser assunto de reflexão por parte de muitos estudiosos no âmbito da educação. Esta relação demonstrou ao longo do tempo várias mutações. Para que a relação educadores/família ou encarregados de educação seja cada vez mais próxima, é necessário uma estreita aproximação entre ambas as partes, consequência de uma inter-relação promovida pela abertura da escola aos encarregados de educação bem como à sociedade local, permitindo a participação de todos de forma ativa nas atividades por esta promovida. Esta reflexão permitirá um melhor conhecimento acerca da relação entre os pais e os educadores de infância, formas como colaboram entre si, permitindo-me refletir criticamente sobre o que é/deve ser a educação pré-escolar. Este trabalho pretende refletir acerca da minha experiência enquanto educadora envolvida na vivência da relação entre a escola e a família. Desta forma, o principal objetivo é que se estreitem laços na relação Escola/Família, porque é essencial a informação recíproca que pode ser proporcionada e também pela importância que tem no desenvolvimento pessoal e escolar das crianças no pré-escolar. É na instituição família que a criança se inicia como indivíduo social e é na escola que em parceria com a comunidade, esta se insere num processo de socialização que se desenrola ao longo da vida. Daqui resulta objetivamente a necessidade de escola/família se tornarem parceiros privilegiados de todo o processo educativo, para que em toda esta interação permanente se possa obter um desenvolvimento equilibrado e harmonioso das crianças. Assim, para que haja uma relação de confiança e um clima de familiaridade torna-se fulcral que as escolas sejam promotoras de estratégias que promovam uma maior aproximação das famílias à escola. Como tal, na minha prática profissional procuro sempre proporcionar um vasto conjunto de atividades que sejam motivadoras e interessantes, para que os pais se sintam encorajados a participar e se possam envolver de várias formas.
Data do prémio2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Raul Xavier (Supervisor)

Keywords

  • Aprendizagem
  • Educadores de infância
  • Pais e escola

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'