Incentivos e carreiras à mobilidade elétrica em Portugal

  • Bernardo Miguel Reis Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Do ponto de vista da sustentabilidade do planeta e da saúde do indivíduo, o crescente desafio das mudanças climáticas levanta uma série de questões pertinentes. Sendo o setor dos transportes o maior produtor de emissões de CO2, o ponto de partida para a mudança deste paradigma pode passar pela substituição do uso de combustíveis fósseis por outro tipo de energia mais amiga do ambiente - a mobilidade elétrica. Sendo, em 2022, possível de se afirmar que o futuro passará pelas viaturas elétricas, os níveis de crescimento europeu ainda não são suficientes para atingir os objetivos traçados, apesar de os dados indicarem que este tipo de mobilidade está a crescer na Europa. Esta dissertação focar-se-á em analisar as principais barreiras existentes para a não adoção de carros elétricos, possibilitando a perceção do porquê de não estar a ser ainda mais acelerada. Para além disso, será feita uma reflexão sobe a influencia dos incentivos na intenção de compra e a recetividade que o mercado português teria a viaturas elétricas chinesas. De forma a responder aos objetivos traçados, serão inquiridos 6 utilizadores de carros elétricos e 7 vendedores automóveis. Da análise das entrevistas e do cruzamento com a revisão de literatura, serão apresentados os resultados e conclusões da investigação. Com esta dissertação pretende-se contribuir para o conhecimento do mercado automóvel português, para que as marcas e o próprio governo, possam definir estratégias que combatam os gaps encontrados.
Data do prémio19 out. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor)

Keywords

  • Carros elétricos
  • Mobilidade
  • Barreiras
  • Incentivos

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'